Curso Interativo de Operador de Computador

Neste curso, o aluno aprenderá, de forma interativa, noções de Informática, Sistema Operacional Windows 10, editor de textos Word 2016, planilhas inteligentes Excel, manipulador de banco de dados Access 2016, Internet e Redes.

O objetivo do módulo interativo de Informática 2.0 é fornecer informações básicas para o bom uso do microcomputador e promover a familiarização com equipamentos, programas e termos. Através de um conteúdo abrangente e detalhado, serão ensinados os componentes do computador, tanto de sua parte física (hardware), como também do sistema operacional (software).

O módulo de Windows 10 tem o objetivo de apresentar ao aluno o que é e como usar de modo mais funcional o sistema operacional mais recente da Microsoft, o Windows 10.

O módulo de Word 2016 I tem como objetivo habilitar o aluno a utilizar este software utilizando todas as suas possibilidades. Serão apresentadas as ferramentas de criação, edição, formatação, correção, entre outros. Além de funcionalidades mais avançadas, como criar Macros, criar documentos Web, enviar malas diretas.

O módulo de Word 2016 II tem como tem como objetivo habilitar o aluno a utilizar este software utilizando todas as suas possibilidades. Serão apresentadas as ferramentas de criação, edição, formatação, correção, entre outros. Além de funcionalidades mais avançadas, como criar Macros, criar documentos Web, enviar malas diretas.

No módulo de Excel 2016 I o aluno irá aprender iniciar a poderosa ferramenta das planilhas eletrônicas, bem como editar, formatar célula, criação de gráficos, inserção de imagens, formatação predefinida e formulas simples, tais como, estatísticas e SE.

No módulo de Excel 2016 II o aluno irá aprender trabalhar com funções que facilitam os cálculos, formulários, além de explorar as funcionalidades mais complexas do programa: tabelas dinâmicas, programação de macros e VBA, criação e funcionamento de formulários, entre outros.

Já no módulo de Excel 2016 III o aluno irá aprender vários tipos de gráficos e minigráficos, novas funções, importação e análise de dados, formulários, VBA, e ainda tabelas dinâmicas e PowerView.

O módulo de Access 2016 visa preparar o aluno para inserir, alterar, excluir, classificar, selecionar e imprimir informações armazenadas no banco de dados. Ele receberá instruções básicas para criar e editar tabelas, trabalhar com registros, editar relações, criar e editar formulários e relatórios.

No decorrer módulo interativo de Internet, o aluno será preparado para acessar a internet de forma a extrair o máximo do que esta pode lhe oferecer, como por exemplo, comprar online, principais sites, downloads, entre outros. Tudo isso de maneira otimizada e segura.

Já o módulo de Redes aborda o funcionamento e a configuração de equipamentos de redes, desde os fundamentos e protocolos de transferências até roteadores, switches e meios de segurança.

Módulo I - Introdução à Informática 2.0

Aula 1 – Ligar e Desligar o Computador